Começamos com o pé direito, 1º Design Working realizado com sucesso!

Workshop – Processos de Design com Luiz Alberto Veiga

No dia 18 de maio de 2010 foi realizado no Instituto Mauá o primeiro workshop: Processos do Design com Luiz Alberto Veiga, do projeto Design Working organizado pela ADP – Associação dos Designers de Produto (leia mais sobre o projeto).

Workshop com muito conteúdo e informações valiosas para os designers, estudantes e professores participantes, Veiga apresentou todos os processos realizados no desenvolvimento do design de um automóvel, explicando cada passo e sua importância no resultado final.

Após a apresentação foi aberto debate para dúvidas e perguntas, um extenso diálogo enriquecedor, Veiga respondeu a uma bateria de perguntas dos participantes, e respondeu com todo seu conhecimento e franqueza à perguntas sobre mercado, concorrentes, ensino de design no Brasil e exterior, qualidades de um bom designer, dicas para quem está começando, entre muitas outras.

“Importante para compreensão e inspiração para buscar novas oportunidades. Este workshop deu a mim a certeza da importância do design e a busca a uma próxima graduação” Depoimento de Guilherme Luque H. Dias, publicitário, 24 anos e tem como paixão o design automotivo, diz ler todo dia sobre o assunto e após o workshop pensa na possibilidade de buscar uma segunda graduação.

Visitas Técnicas

No dia 23 de maio foram realizadas visitas monitoradas pelos organizadores da ADP, ao VRC da Volkswagen e a Questto|Nó.

Visita a VRC – Centro de Realidade Virtual

Apresentado pelo Luiz Alberto Veiga, o Centro de Realidade Virtual, é um recurso tecnológico utilizado pela Volkswagen onde pode se ter uma pré visualização do projeto. Após todos os processos de design concluídos, um modelo do automóvel é modelado em softwares de 3D de última geração, e no VRC é possivel simular em escala 1:1, tamanho real do automóvel, sua visualização em 3 dimensões, sendo possivel visualizar o automóvel 2 anos antes de seu lançamento.

O software utilizado pela Volkswagen ainda permite que o modelo do automóvel seja visualizado do angulo que desejar e podem ser feitos secções em tempo real para visualizar estruturas internas. Suas imagens são renderizadas em tempo real por 10 computadores, tudo em 3D, foram utilizados óculos especiais durante a apresentação. Um verdadeiro show de técnologia!

Visita ao escritório Questto|Nó

O escritório de design de produto Questto|Nó abriu suas portas e recepcionou a primeira turma do Design Working, com apresentações do Levi e Rodrigo da Questto|Nó, onde contaram um pouco sobre alguns cases de sucesso do escritório que carrega um vasto portfólio de projetos de design, explicando como foi o processo de design realizado em cada projeto.

Além de receber todas essas informações, ricas em conhecimento, os participantes puderam ver como é o ambiente de trabalho de um designer de produtos. Após a apresentação, realizamos um debate com perguntas dos participantes, os anfitriões não fugiram de nenhuma e responderam perguntas sobre os projetos, sobre o processo de design, patente de projetos, dificuldades da área, sobre mercado, carreira e dicas para novos designers, processos de criação, entre muitos temas questionados. Ainda teve participação do Leo da Nó, que adicionou mais dinâmica e contou um pouco sobre como foi a trajetória da Nó Design até a fusão de muito sucesso com a Questto Design.

“Se todas visitas em empresas forem como essa vale a pena fazer futuras viagens para participar. O pessoal da Questto foi super receptivo a entrada do Leo na hora das perguntas adicionou uma outra dimensão à conversa.” Depoimento de Herick Ferreira, que é designer de produto, recém formado na Unb e trabalha em um escritório de design em Brasília, veio especialmente para o Design Working, voltou satisfeito e interessado nas próximas edições.

Sobre Associação dos Designers de Produto

A Associação de Designers de Produto - ADP é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de caráter cultural e de âmbito nacional, que tem o objetivo de aproximar os profissionais, estudantes, instituições e empresas atuantes na área, com a finalidade de desenvolver, promover, divulgar, regulamentar e apoiar a atividade do design no Brasil. Fundada no dia 5 de novembro de 2002 - Dia do Design, a aDP tem o desafio de representar os designers de produto junto à sociedade e instituições para promover o design brasileiro. A ADP promove discussões, seminários, workshops, exposições, palestras, concursos e cursos complementares além de editar publicações impressas e eletrônicas para atualizar e informar o profissional de design e a sociedade.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s