Novos relógios de rua para São Paulo

 

O grupo francês JCDecaux, responsável por mobiliário urbano em cidades como Nova York, Berlim e Tóquio, vai ser responsável por instalar mil relógios de rua em São Paulo. A cidade tem hoje 296 relógios, muitos com problemas de funcionamento. No início da concessão serão instalados 150 novos relógios nas zonas leste, oeste e sul, e cem nas zonas norte e no centro. Como contrapartida, a concessionária vai colocar anúncios publicitários nos equipamentos. Grupo foi o único habilitado na concorrência para concessão dos relógios e também disputa a manutenção de 7,5 mil abrigos de ônibus.

Realmente, a cidade está precisando renovar seu mobiliário urbano. O problema é que mais uma vez, a cidade deverá receber um mobiliário que não foi pensado para São Paulo e seus habitantes. Dificilmente haverá um senso de unidade entre os diversos equipamentos do mobiliário urbano, já que são contratados separadamente e não obedecem, necessariamente, a uma linguagem estética uniforme.

Um bom mobiliário urbano valoriza o espaço e torna a cidade mais amistosa, mais simples e melhor para o cidadão.

Ao equipar a cidade com mobiliários urbanos não uniformes, o efeito pode ser contrário. Ao invés de organizar o espaço público e facilitar a vida do cidadão, o que vamos ter é mais poluição visual e nenhuma sensação de propriedade por parte da população

Uma boa alternativa teria sido a promoção de um concurso de design para desenvolvimento de todo o mobiliário urbano de que a cidade necessita. O Brasil possui excelentes profissionais, premiados aqui e no exterior, loucos para desenvolver mobiliário e equipamentos para as nossas cidades.

Carlos Scheliga

Sobre Associação dos Designers de Produto

A Associação de Designers de Produto - ADP é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de caráter cultural e de âmbito nacional, que tem o objetivo de aproximar os profissionais, estudantes, instituições e empresas atuantes na área, com a finalidade de desenvolver, promover, divulgar, regulamentar e apoiar a atividade do design no Brasil. Fundada no dia 5 de novembro de 2002 - Dia do Design, a aDP tem o desafio de representar os designers de produto junto à sociedade e instituições para promover o design brasileiro. A ADP promove discussões, seminários, workshops, exposições, palestras, concursos e cursos complementares além de editar publicações impressas e eletrônicas para atualizar e informar o profissional de design e a sociedade.
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