Post #07 – Diário R LAB no N Design 2012 – Dia 6

Hoje foi o último dia com conteúdo no N. As palestras, oficinas e workshops encerraram deixando o sábado livre para a plenária final e fechamento do encontro.

Vimos a palestra “Inovação centrada no usuário: o ser humano como protagonista” com Yoel Lenti, da Insitum.

Em sua fala, Yoel Lenti apresentou como as áreas de antropologia e sociologia, por exemplo, contribuem no trabalho de pesquisa para inovação. Ferramentas oriundas destas áreas de conhecimento se apresentam relevantes no sentido de entender o consumidor ou usuário de produtos e serviços.

Ele acredita que, para alcançar soluções inovadoras, é essencial o trabalho de equipes multidisciplinares, havendo também o envolvimento do usuário final no processo.

Para ilustrar, Yoel apresentou como funciona o planejamento e a organização das equipes de projeto na Insitum. O foco da empresa consiste em identificar e explorar oportunidades em produtos ou serviços no mercado de seus clientes.

O designer também apresentou diversos cases sobre inovação e uma bibliografia para aos interessados em Inovação.

Em mais uma contribuição com o evento, nossos membros Julian Boledi e Bárbara Sonnewend ministraram a oficina “A diversão como ferramenta no design!

Mostraram a relação entre design e diversão e como esta pode ser usada praticamente como ferramenta de criação (projeto) pelo designer. A atividade apresentou considerações que são adequadas ao contexto de mercado pós-moderno, onde existe uma necessidade constante de divertimento do usuário. Através de exemplos práticos e cotidianos, os oficineiros apresentaram uma maneira de projetar a partir deste fenômeno.

A proposta é a utilização da diversão como modificador de hábitos e visões no mundo contemporâneo, físico ou imaterial.

No final do dia, assistimos um  “Dedo de prosa”, um debate mais horizontal entre convidados e espectadores, sem diferenças hieráquicas os debates visam a troca de conhecimento e experiências de todos.

O tema era Crowdfunding –  com Mediador: Guilherme Neves (Nós.vc) e Convidados: Daniel Larusso (Nós.vc), Murilo Farah (Benfeitoria) e André Maciel (The HUB BH)

Os convidados tiveram um espaço para apresentar alguns assuntos relacionados ao tema central que permeavam aspectos gerais sobre mudanças de paradigmas em diversos campos: econômico, social, acadêmico e cultural.

Após essa apresentação pediram para que participassem compartilhando suas opnioes e experiências. A conversa foi bastante aberta e motivadora.

Agora estamos nos preparando para o fechamento do evento e nossas ultimas ações aqui no N.

Até amanhã!

R LAB – 7º Encontro Regional de Estudantes de Design de São Paulo
www.facebook.com/rlab2012
www.rlab2012.com.br

Sobre Associação dos Designers de Produto

A Associação de Designers de Produto - ADP é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de caráter cultural e de âmbito nacional, que tem o objetivo de aproximar os profissionais, estudantes, instituições e empresas atuantes na área, com a finalidade de desenvolver, promover, divulgar, regulamentar e apoiar a atividade do design no Brasil. Fundada no dia 5 de novembro de 2002 - Dia do Design, a aDP tem o desafio de representar os designers de produto junto à sociedade e instituições para promover o design brasileiro. A ADP promove discussões, seminários, workshops, exposições, palestras, concursos e cursos complementares além de editar publicações impressas e eletrônicas para atualizar e informar o profissional de design e a sociedade.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s