Hoje foi o último dia com conteúdo no N. As palestras, oficinas e workshops encerraram deixando o sábado livre para a plenária final e fechamento do encontro.
Vimos a palestra “Inovação centrada no usuário: o ser humano como protagonista” com Yoel Lenti, da Insitum.
Em sua fala, Yoel Lenti apresentou como as áreas de antropologia e sociologia, por exemplo, contribuem no trabalho de pesquisa para inovação. Ferramentas oriundas destas áreas de conhecimento se apresentam relevantes no sentido de entender o consumidor ou usuário de produtos e serviços.
Ele acredita que, para alcançar soluções inovadoras, é essencial o trabalho de equipes multidisciplinares, havendo também o envolvimento do usuário final no processo.
Para ilustrar, Yoel apresentou como funciona o planejamento e a organização das equipes de projeto na Insitum. O foco da empresa consiste em identificar e explorar oportunidades em produtos ou serviços no mercado de seus clientes.
O designer também apresentou diversos cases sobre inovação e uma bibliografia para aos interessados em Inovação.
Em mais uma contribuição com o evento, nossos membros Julian Boledi e Bárbara Sonnewend ministraram a oficina “A diversão como ferramenta no design!”
Mostraram a relação entre design e diversão e como esta pode ser usada praticamente como ferramenta de criação (projeto) pelo designer. A atividade apresentou considerações que são adequadas ao contexto de mercado pós-moderno, onde existe uma necessidade constante de divertimento do usuário. Através de exemplos práticos e cotidianos, os oficineiros apresentaram uma maneira de projetar a partir deste fenômeno.
A proposta é a utilização da diversão como modificador de hábitos e visões no mundo contemporâneo, físico ou imaterial.
No final do dia, assistimos um “Dedo de prosa”, um debate mais horizontal entre convidados e espectadores, sem diferenças hieráquicas os debates visam a troca de conhecimento e experiências de todos.
O tema era Crowdfunding – com Mediador: Guilherme Neves (Nós.vc) e Convidados: Daniel Larusso (Nós.vc), Murilo Farah (Benfeitoria) e André Maciel (The HUB BH)
Os convidados tiveram um espaço para apresentar alguns assuntos relacionados ao tema central que permeavam aspectos gerais sobre mudanças de paradigmas em diversos campos: econômico, social, acadêmico e cultural.
Após essa apresentação pediram para que participassem compartilhando suas opnioes e experiências. A conversa foi bastante aberta e motivadora.
Agora estamos nos preparando para o fechamento do evento e nossas ultimas ações aqui no N.
Até amanhã!
R LAB – 7º Encontro Regional de Estudantes de Design de São Paulo
www.facebook.com/rlab2012
www.rlab2012.com.br