Nesse sexto post sobre o N Design 2012, o NJeitos BH’12, descrevemos a participação dos profissionais e docentes do Design.
Palestra com Bruno Porto – “The (Design) Book is on the Table”
Bruno Porto é um dos nomes mais ativos na promoção da profissão no Brasil nos últimos anos, por sua atuação nas diretorias e conselhos das associações da qual é membro (ADG Brasil, Sociedade dos Ilustradores do Brasil, Adegraf e o Comitê Tipos Latinos) e pela autoria de livros para as editoras 2AB, J.J. Carol e Taschen.
Em sua fala, na Quarta-Feira (18.09) contou como a participação nos encontros de estudantes de design ajudaram ao longo de sua trajetória pessoal e profissional e também nas publicações que apresentou. Finalizou com discussão acerca do tema de seu novo livro: ” Logotipo x Logomarca”.
Palestra com Chico Homem de Melo e Elaine Ramos – “Linha do tempo do Design Gráfico no Brasil”
Os convidados apresentaram de forma resumida os processos acerca da produção do livro “Linha do Tempo do Design Gráfico no Brasil”: o mapeamento realizado sobre o Design Gráfico brasileiro e também como as categorias as produções foram divididas: livros, revistas, jornais,sinais, cartazes, discos, selos postais e cédulas.
Ao final da apresentação, os participantes e convidados discutiram a respeito da metodologia da pesquisa utilizada, seleção das publicações e conservação das obras selecionadas.
Palestra com Jum Nakao – “Processo Criativo”
Jum Nakao, estilista e diretor de arte, traçou um panorama do design contemporâno. Projetos que reforçam sua idéia de que designer é quem alimenta novas aspirações e desejos.
Para Nakao o designer precisa perceber o entorno, saber o que as pessoas precisam, se imaginar no lugar das pessoas. O design é a tradução de uma história. Para ele o consumidor ao comprar uma peça de design compra as estrelas do local onde o projeto foi concebido, compra todas as histórias que esses objetos trazem. O design impregna a ‘imaterialidade da origem’ no material. Design é origem.
Nakao apresentou grande parte de referências, como grupo Suzuki e Maarten Baas. Para Nakao esse tipo de linguagem vem tomando força porque atualmente esta a caminho para o status de arte.
R LAB – 7º Encontro Regional de Estudantes de Design de São Paulo
www.facebook.com/rlab2012
www.rlab2012.com.br