Post #04 – Diário R LAB no N Design 2012 – Dia 3

O terceiro dia do R LAB no N Design 2012 continuou com muito conteúdo interessante em todas as atividades. Além de seguirmos com o bazar, continuamos colaborando com outras atividades no encontro.

Os membros do R LAB, Cesar Galeskas e Fábio Bernardo, ministraram a oficina: “Oficina de Criatividade – Aprendendo Design com Crianças”, que teve como objetivo apresentar um olhar pouco convencional sobre as práticas profissionais e teóricas do designer, utilizando a infância como objeto de análise.

A oficina foi dividida em teórica e prática, sendo na primeira parte apresentadas diversas referências sobre infância e criatividade, enquanto a segunda consiste em uma atividade prática. Os participantes foram divididos em grupos e elegeram um problema a ser trabalhado: a logística e a organização da festa da noite anterior.

Após detalhar qual o problema especifico a ser trabalhado, os participantes foram estimulados a pensar coletivamente como um super-herói poderia resolver este ocorrido com seus poderes e transformar essas soluções em algo tangível e aplicável.

Continuamos o dia assistindo a palestra “FIAT MIO e Evolução dos processos de desenvolvimento”. Paulo Nakamura, representante da FIAT DESIGN CENTER LATINO AMÉRICA, definiu através de exemplos o designer como um criador de desejos, alguém que cria algo para melhorar a vida das pessoas e, por esse motivo, vê o mundo por diversos ângulos.

Atualmente, a FIAT DESIGN CENTER LATINO AMERICA possui uma área de criação de modelos de automóveis especiais para o Brasil devido à nossa variedade cultural. Esta área é composta por designers que projetam em conjunto com engenheiros, modeladores de 3D e administradores. Dentre os modelos já produzidos estão: Linha Adventure, Idea, Novo Uno, Uno Ecology. Além disso, são projetados carros especiais para o salão do automóvel como o caso do Uno Cabrio e o Fiat Mio, este último sendo o foco da palestra.

Há algum tempo, a Fiat percebeu a necessidade atual do consumidor de se comunicar com a empresa. A proposta do Fiat Mio surgiu como uma solução para essa interação. e Nakamura comentou sobre a dificuldade de criar um projeto colaborativo para o mercado automobilístico, já que este normalmente é extremamente fechado e depende de sigilos que podem comprometer o projeto.

O Fiat Mio iniciou como uma plataforma na internet onde a Fiat recebia opiniões sobre os desejos das pessoas em relação a carros. Essa página foi criada em Creative Commons, para que a empresa pudesse se proteger de futuros problemas jurídicos. Foram recebidas sugestões de 105 países. Todas as propostas enviadas foram analisadas para a criação de um briefing de um carro que seria exposto no salão do automóvel, o que resultou no Fiat Mio.

O projeto alterou até o local de trabalho dos profissionais envolvidos: montaram um espaço onde qualquer pessoa que estivesse passando na rua poderia entrar e ver o que estava sendo feito. As dúvidas que surgiam eram expostas no site para discussão, como o exemplo da escolha das portas e qual a linha que seria lançada.

O carro foi produzido no tempo recorde de 8 meses e já ganhou importantes prêmios nacionais e internacionais. E, pela primeira, vez a Fiat foi citada na revista Wired, uma importante revista de inovação.

Este foi nosso terceiro dia, com atividades e conversas com outros grupos organizadores de eventos de design. Mais sobre o N Jeitos BH’12 no site: http://www.ndesign.org.br/2012/

Até amanhã!

Sobre Associação dos Designers de Produto

A Associação de Designers de Produto - ADP é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de caráter cultural e de âmbito nacional, que tem o objetivo de aproximar os profissionais, estudantes, instituições e empresas atuantes na área, com a finalidade de desenvolver, promover, divulgar, regulamentar e apoiar a atividade do design no Brasil. Fundada no dia 5 de novembro de 2002 - Dia do Design, a aDP tem o desafio de representar os designers de produto junto à sociedade e instituições para promover o design brasileiro. A ADP promove discussões, seminários, workshops, exposições, palestras, concursos e cursos complementares além de editar publicações impressas e eletrônicas para atualizar e informar o profissional de design e a sociedade.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s