Acontece em São Paulo de 24 a 26 de Julho Seminário Internacional de Design – Inscrições Gratuitas

Veja abaixo a programação:

 

PROGRAMAÇÃO

DIA 25.07 (SEGUNDO DIA INSPIRAMAIS)

09:00h | Credenciamento

09:15h | Abertura Oficial

09:30h | Palestra 1 – Lala Deheinzelin – Tema “O papel do design na Economia Criativa”.

Lala Deheinzelin é uma das especialistas mundiais em Economia Criativa e Sustentabilidade devido a um raro perfil transdiciplinar conduzindo ao desenvolviento de metodologias próprias. O eixo de seu trabalho neste tema é mostrar às lideranças governamentais e empresariais porque a Econimia Criativa é estratégica no século XXI, quais as oportunidades que ela oferece e que condições são necessárias para seu florescimento.

10:15h | Case – Magna Coeli (Refazenda) – Tema “Refaça o mundo, refaça a moda” 

Magna Coeli é estilista criadora da marca sustentável“Refazenda”. Os modelos criados são confeccionados manualmente com a utilização de tecidos ecologicamente corretos, como os orgânicos e o de fibras naturais. Os refugos são todos reaproveitados e nenhuma peça leva corante químico. Além da preocupação com a sustentabilidade, Magna também atua forte na inclusão social e cultural, pois conta com cooperativas de rendeiras para finalizar suas peças. No final, as rendeiras tem a possibilidade de visualizarem a peça pronta, bem como o conhecimento do valor que serão comercializadas e são devidamente remuneradas.

11:00h | Coffee Break 

11:15h | Palestra 2  – Tereza Cristina  – Pré-lançamento do Selo de sustentabilidade 

Tereza Cristina é coordenadora do projeto do Selo de Sustentabilidade da Assintecal. Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1996). Possui MBA na área de administração e negócios pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo colunista – ITMIDIA e diretora técnica – Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores. Além disso, ocupa o cargo de diretora do CCE-USP e coordena o projeto reciclagem de eletrônicos na USP.

12:00h | Palestra 3 – Avril Joffe – Tema “Oportunidades criativas – Copa do mundo 2014”. 

Avril Joffe é estrategista industrial, pesquisadora e assessora política especializada em Economia Criativa.  Fala da Copa do Mundo 2010 e sobre como a África do Sul lidou com esse desafio, tendo em vista o legado para a economia criativa daquele país. Apresentará possíveis perpectivas de crescimento para as indústrias com a Copa do Mundo 2014 e outros mega eventos.

12:45h | Encerramento

DIA 26.07 (TERCEIRO DIA INSPIRAMAIS)

09:30h | Palestra 4 – Job Rodrigues Teixeira Junior– Tema “Inovação e Design: gerando valor para competir”

Job Rodrigues Teixeira Junior é gerente setorial do Departamento de Bens de Consumo, Comércio e Serviços do BNDES, responsável pela realização de estudos, suporte na análise de mercado; apoio na construção de produtos financeiros para os setores em questão; representação em fóruns, palestras, seminários; e representante no Plano Brasil Maior do Governo Federal nos setores Têxteis e Confecções, Calçados e Gemas, Móveis, Construção Civil, Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, Comércio e Serviços.

10:15h | Palestra 5 – Lidia Goldenstein – Tema “Cenário Macroeconômico Global e Brasil: a importância da ECONOMIA CRIATIVA”

 Lidia Goldenstein é comentarista, analista e pesquisadora. Formada pela Universidade de São Paulo e Doutora pela Universidade de Campinas. Foi analista do SEADE, pesquisadora do CEBRAP e comentarista de vários programas de TV. Exerceu o cargo de assessora econômica da Secretaria de Economia e Planejamento do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Planejamento do Estado de São Paulo, fez parte do Conselho de Administração da SPTuris, além de assessora da presidência do BNDES. Foi professora da UNICAMP e é autora do livro “Repensando a Dependência” (1994). Atualmente é consultora da LGoldenstein Consultoria e faz parte do Conselho do INMOD (Instituto de Moda e Design) e do Conselho de Administração na Nossa Caixa Desenvolvimento – Agência de Fomento do Estado de São Paulo.

11:00h | Coffee Break 

11:15h | Palestra 6 – Graça Cabral – Tema “Movimento HOTSPOT – Inovação, Economia Criativa e Empreendedorismo”

Graça Cabral é diretora de parcerias estratégicas da Luminosidade. Jornalista, com mais de 20 anos de experiência no mercado de comunicação e marketing, com foco em pensamento estratégico, branding e projetos especiais. É sócia fundadora da empresa Luminosidade, criadora e organizadora do São Paulo Fashion Week, principal plataforma de moda da América Latina e do Hot Spot, primeira incubadora de novos talentos de moda no país. É uma das idealizadoras e membro do conselho editorial da ffw Mag!, revista trimestral de arte, comportamento, design, cinema, literatura, fotografia, pensamento, inovação. E diretora do IN-MOD – Instituto Nacional de Moda e Design, onde é responsável, desde 2007, pelo projeto pioneiro de economia criativa.

11:40h | Palestra 7 – John Hownkins  – Tema “Economia Criativa – Repensando estratégias”

John Howkins é uma figura importantíssima no desenvolvimento global da economia criativa. É presidente da John Howkins & Co., que fornece conselhos selecionados e apoio em aspectos-chave do setor. Também é presidente da BOP Consulting, que oferece serviços de consultoria global em criatividade e inovação. Foi autor do primeiro livro sobre o assunto The Creative Economy, de 2001.

12:25h | Encerramento

Sobre Associação dos Designers de Produto

A Associação de Designers de Produto - ADP é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de caráter cultural e de âmbito nacional, que tem o objetivo de aproximar os profissionais, estudantes, instituições e empresas atuantes na área, com a finalidade de desenvolver, promover, divulgar, regulamentar e apoiar a atividade do design no Brasil. Fundada no dia 5 de novembro de 2002 - Dia do Design, a aDP tem o desafio de representar os designers de produto junto à sociedade e instituições para promover o design brasileiro. A ADP promove discussões, seminários, workshops, exposições, palestras, concursos e cursos complementares além de editar publicações impressas e eletrônicas para atualizar e informar o profissional de design e a sociedade.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s