Living Design nas ondas do rádio

Para quem é apaixonado por design, pode ficar antena­do ouvindo também o Living Design. Aumentar a rede! Ops, a audiência!

Hoje, já são mais de 100.000 ouvintes no boletim da ma­nhã, às 8 horas, e mais de 150.000 ouvintes no boletim da tarde, às 15h40, da Alpha FM. Durante esse tempo, o Living Design já provou que é possível falar de maneira simples e descontraída sobre referências em design, ar­quitetura, arte e decoração influenciando diretamente a qualidade de vida das pessoas, vencendo o tabu de que era impossível falar de assuntos tão “visuais” no rádio.

Mônica Barbosa afirma que a missão do Living Design é fazer com que a cultura do design e arquitetura seja incorporada pela comunidade e setores público e privado com o intuito de melhorar a qualidade de vida das pes­soas, garantindo o crescimento sustentável das cidades e promovendo o desenvolvimento estético do nosso país.

Descolado, sem perder de vista o viés da utilidade pública, o programa leva informação de qualidade para mostrar que o design contribui – e muito – a vida de todos nós, na prática!

Eduardo Leite, diretor de programação da rádio Alpha FM, conta por que decidiu apostar na ideia do programa.

“A Mônica tinha uma ideia muito bem desenhada na cabeça e me mostrou a resposta para uma pergunta que a gente já se fazia aqui na rádio, que era ‘será que existe uma fatia de público para um programa que fala sobre design?’. Após dois anos, acho que já podemos chamar de sucesso um programa tão inovador como o Living Design. Com o programa, a rádio passou a ser percebida de uma forma boa e positiva por um público que até então desconhecia a Alpha”, afirmou Leite.

Mas o reconhecimento não vem apenas da emissora. Hoje, as principais instituições ligadas à arquitetura e ao design brasileiro também são parceiras do programa, como a Associação Brasileira dos Escritórios de Arqui­tetura (AsBEA), a Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD), a Associação dos Designers de Produto (ADP), a Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign), o Instituto dos Arquitetos do Brasil – depar­tamento São Paulo (IAB-SP) e o Museu da Casa Brasileira, que é referência no Brasil e no exterior quando o assunto é o design do nosso país.

“Nossa parceria com o Living Design é consistente e, além de permitir uma ampla divulgação e acesso a um público novo pelo rádio, tem aumentado o alcance da programação do museu de forma que dificilmente seria conseguida, visto que não temos previsão orçamentária para este fim”, disse Giancarlo Latorraca, diretor técnico do MCB.

E as parceiras se estendem às empresas privadas. Como o Living Design acredita que o mundo necessita de um novo modelo de sustentabilidade, o programa firmou um acordo com a Mercedes-Benz e circula pela cidade em um smart – veículo conhecido por ser compacto, ocupar menos espaço nas ruas e contribuir para uma melhor qualidade de vida. E o smart do Living Design é mais do que especial, e chama muito a atenção por onde passa, já que é inteiramente adesivado com a logo­marca super colorida criada pela agência Motorstrategy – Neogama/BBH.

LIVING DESIGN PEGANDO OUTRAS ONDAS!

O ano de 2011 foi cheio de conquistas para Mônica Barbosa. Além de estrear uma coluna no portal da revista Caras, o Living Design chegou ao Rio de Janeiro e, desde maio, é exibido duas vezes por dia na rádio SulAmérica Paradiso. O próximo passo, agora, é estrear em outras cidades brasileiras (Belo Horizonte é a próxima), e prepa­rar o terreno para a conversão do blog do programa em portal na web. Passos grandes e bastante significativos, que devem agregar ainda mais valor à missão de mostrar a todos o poder transformador do design, da arquitetura, da decoração e da arte.

FIQUE ANTENADO!

Living Design na Alpha FM, às 8h e às 16h40 em São Paulo, às 13h20, e às 20h na Sulamerica Paradizo no Rio de Janeiro.

marcelo@merchan-design.com.br

Matéria publicada na Revista DESKTOP

Sobre Associação dos Designers de Produto

A Associação de Designers de Produto - ADP é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de caráter cultural e de âmbito nacional, que tem o objetivo de aproximar os profissionais, estudantes, instituições e empresas atuantes na área, com a finalidade de desenvolver, promover, divulgar, regulamentar e apoiar a atividade do design no Brasil. Fundada no dia 5 de novembro de 2002 - Dia do Design, a aDP tem o desafio de representar os designers de produto junto à sociedade e instituições para promover o design brasileiro. A ADP promove discussões, seminários, workshops, exposições, palestras, concursos e cursos complementares além de editar publicações impressas e eletrônicas para atualizar e informar o profissional de design e a sociedade.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s