O Comitê de Orientação Estratégica da Bienal Brasileira de Design – COEB tem como objetivos a institucionalização da Bienal Brasileira de Design, que é o evento cultural, empreendedor e educacional de maior relevância no país. Concentra as principais realizações da área cultural e do setor produtivo de empresas, aponta tendências, provoca discussões, propicia a capacitação e promove a Marca Brasil com o melhor da produção nacional no período
A Bienal é uma ação de políticas públicas alinhada com outras que são pertinentes ao desenvolvimento social, econômico, ambiental e tecnológico nacional. Representa o melhor da indústria nacional e a importância do design como ferramenta estratégica para a competitividade.
O COEB é coordenado pelo Programa Brasileiro de Design do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e reúne órgãos públicos, entidades privadas e instituições do terceiro setor. Foi instituído pela Portaria Interministerial nº 210, publicada no Diário Oficial da União do dia 11 de dezembro de 2009.
Entre as atribuições do COEB estão o recebimento de candidaturas de cidades interessadas em sediar o evento, definição das próximas sedes e as diretrizes temáticas para cada edição. Para realizar a Bienal o Comitê aprova o plano de trabalho, acompanha seu desenvolvimento/realização e avalia os resultados para aperfeiçoamento das próximas edições.
A Associação dos Designers de Produto – ADP compõe o COEB desde sua criação e tem colaborado ativamente na realização de sua programação. A próxima Bienal que ocorrerá em 2012 em Belo Horizonte terá curadoria de Maria Helena Estrada, pessoa que dispensa apresentações
O tema da 4ª Bienal Brasileira de Design 2012 foi definido pelo COEB. Abordará a diversidade brasileira com as questões econômicas, étnicas e da riqueza natural do país. A presença internacional deverá contar com conteúdo da Finlândia, aproveitando o fato de que, além da grande tradição pelo bom design, Helsinque será a “World Design Capital” em 2012 (www.worlddesigncapital.com).
saiba mais sobre o PBD: designbrasil.org.br