ADP participa do Comitê que organiza a Bienal Brasileira de Design

O Comitê de Orientação Estratégica da Bienal Brasileira de Design – COEB tem como objetivos a institucionalização da Bienal Brasileira de Design, que é o evento cultural, empreendedor e educacional de maior relevância no país. Concentra as principais realizações da área cultural e do setor produtivo de empresas, aponta tendências, provoca discussões, propicia a capacitação e promove a Marca Brasil com o melhor da produção nacional no período

A Bienal é uma ação de políticas públicas alinhada com outras que são pertinentes ao desenvolvimento social, econômico, ambiental e tecnológico nacional. Representa o melhor da indústria nacional e a importância do design como ferramenta estratégica para a competitividade.

O COEB é coordenado pelo Programa Brasileiro de Design do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e reúne órgãos públicos, entidades privadas e instituições do terceiro setor. Foi instituído pela Portaria Interministerial nº 210, publicada no Diário Oficial da União do dia 11 de dezembro de 2009.

Entre as atribuições do COEB estão o recebimento de candidaturas de cidades interessadas em sediar o evento, definição das próximas sedes e as diretrizes temáticas para cada edição. Para realizar a Bienal o Comitê aprova o plano de trabalho, acompanha seu desenvolvimento/realização e avalia os resultados para aperfeiçoamento das próximas edições.

A Associação dos Designers de Produto – ADP compõe o COEB desde sua criação e tem colaborado ativamente na realização de sua programação. A próxima Bienal que ocorrerá em 2012 em Belo Horizonte terá curadoria de Maria Helena Estrada, pessoa que dispensa apresentações

O tema da 4ª Bienal Brasileira de Design 2012 foi definido pelo COEB. Abordará a diversidade brasileira com as questões econômicas, étnicas e da riqueza natural do país. A presença internacional deverá contar com conteúdo da Finlândia, aproveitando o fato de que, além da grande tradição pelo bom design, Helsinque será a “World Design Capital” em 2012 (www.worlddesigncapital.com).

saiba mais sobre o PBD: designbrasil.org.br

Sobre Associação dos Designers de Produto

A Associação de Designers de Produto - ADP é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de caráter cultural e de âmbito nacional, que tem o objetivo de aproximar os profissionais, estudantes, instituições e empresas atuantes na área, com a finalidade de desenvolver, promover, divulgar, regulamentar e apoiar a atividade do design no Brasil. Fundada no dia 5 de novembro de 2002 - Dia do Design, a aDP tem o desafio de representar os designers de produto junto à sociedade e instituições para promover o design brasileiro. A ADP promove discussões, seminários, workshops, exposições, palestras, concursos e cursos complementares além de editar publicações impressas e eletrônicas para atualizar e informar o profissional de design e a sociedade.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s