Mais sobre Seul publicado em Objeto Brasil

Foto oficial dos participantes do Global Design Cities - Março'11

São Paulo – Design no espaço urbano de uma cidade global
25/04/2011

Tive a oportunidade de representar nossa indústria do design em Seoul, na Coreia do Sul, a convite da Objeto Brasil, entidade de interesse público que promove o design brasileiro no Brasil e no exterior. O evento Global Design Cities Organization Committee Meeting (Reunião do Comitê da Organização das Cidades Globais do Design) é uma iniciativa do Governo da Cidade de Seoul e do Seoul Design Foundation para a implantação de um forum global de cidades para a troca de experiências sobre design e do selo “Global Design City – GDC”.

No encontro, dez cidades globais – Seoul, Bangcoc, Helsinki, Nairobi, Ankara, Istambul, Nagoia e Manazuru, Yangzhou e São Paulo – apresentaram suas experiências, tendo como tema central ‘design e políticas para o design’. A anfitriã Seul mostrou muito bem seu próprio case que, identificando a indústria criativa como estratégia de planejamento da cidade, estabeleceu um plano de metas para o seu desenvolvimento e para a inserção do design no espaço urbano.

As políticas de investimento na área do design permitiram que Seoul e a Coreia do Sul dessem um salto de qualidade nos últimos 20, 30 anos, com ações como incubadora para novos designers, bolsas de pesquisa no exterior, centro de apoio ao design, patrocínio à participação em eventos internacionais, a construção do Dongdaemun Design Plaza, projeto da arquiteta britânica Zaha Hadid, entre outras. São Paulo também apresentou boas experiências. O bem sucedido projeto Cidade Limpa despertou curiosidade das cidades participantes da reunião do GDC.

O fim da poluição visual permite que ações de design urbano sejam mais bem percebidas.
Apesar da falta quase total de políticas públicas para o design na cidade de São Paulo, destacou-se a importância da ação das organizações ligadas ao setor como a ADP -Associação dos Designers de Produto, ADG – Associação dos Designers Gráficos e a própria Objeto Brasil como propulsores do estabelecimento de iniciativas para a indústria do design.

No campo profissional, temos a força do multiculturalismo, característica natural de São Paulo, que influencia positivamente o nosso ambiente criativo. Nossa intenção é fazer que, também no setor do design, a Cidade de São Paulo faça valer a divisa do seu Brasão oficial Non Ducor Duco – Não sou conduzido, conduzo. Para isso, participamos da organização do Estatuto da Organização, dos mecanismos de filiação à GDCO e da criação do selo “GDC”, que será concedido bienalmente por mérito, às cidades que se candidatarem, conforme decisão do júri.

Foi uma excelente oportunidade para mostrarmos que em São Paulo o design pode ser estratégico não apenas economicamente, mas também como uma importante ferramenta da política de planejamento urbano. Agora, tendo em vista as oportunidades criadas pelos grandes eventos que o Brasil sediará nesta década, é preciso firmar a efetiva participação de São Paulo no mapa das cidades que se destacam pela indústria criativa e por métodos de planejamento urbano inovadores.

O intercâmbio de experiências, somado ao nosso potencial criativo, são determinantes para que Sampa desenvolva bons projetos e esteja bem posicionada entre as cidades globais que utilizam o design para tornar mais útil e agradável o espaço urbano.

Carlos Eduardo Scheliga Sócio-diretor da Questto Design Presidente da Associação de Designers de Produto – ADP.

Saiba mais: http://www.objetobrasil.com.br

Sobre Associação dos Designers de Produto

A Associação de Designers de Produto - ADP é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de caráter cultural e de âmbito nacional, que tem o objetivo de aproximar os profissionais, estudantes, instituições e empresas atuantes na área, com a finalidade de desenvolver, promover, divulgar, regulamentar e apoiar a atividade do design no Brasil. Fundada no dia 5 de novembro de 2002 - Dia do Design, a aDP tem o desafio de representar os designers de produto junto à sociedade e instituições para promover o design brasileiro. A ADP promove discussões, seminários, workshops, exposições, palestras, concursos e cursos complementares além de editar publicações impressas e eletrônicas para atualizar e informar o profissional de design e a sociedade.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s