O Ranking Mundial de Inovação de 2011, estudo elaborado pela Confederação da Indústria da ìndia, indicou avanço do Brasil, que saiu do 68º lugar para a posição 47, ficando à frente da Rússia e da Índia, perdendo apenas para a China dentro do grupo dos Brics.
Entre os 50 indicadores da classificação, que incluem educação, infraestrutura e incidência de impostos, o Brasil se posicionou melhor devido à produção de patentes, artigos científicos e pela exportação de bens criativos.
O melhor posicionamento do Brasil se deve ao trabalho das empresas na área tecnológica e ao espírito empreendedor que muito favorece a inovação, especialmente no setor de design.
Da nossa parte, sabemos que muito contribuímos com a inovação, pois o Brasil é excelência em design de produtos com desempenho, processos de produção adequados, formas viáveis e fácil uso, com o máximo de funcionalidade.
Vamos continuar incentivando a capacitação profissional, os processos de planejamento e a concepção de formas inovadoras, para contribuirmos cada vez mais com o setor industrial brasileiro e e destacar para o mundo o Brasil como País criativo.
Carlos Scheliga
Presidente da ADP