São Paulo e Seoul: criatividade une cidades globais

O rio Cheonggyecheon recuperado passando pelo centro da cidade. O que antes era um rio morto e fétido se transformou em área de lazer.

Participei em Seul, na Coreia do Sul, do evento Global Design Cities Organization Committee Meeting (Reunião do Comitê da Organização das Cidades Globais do Design), iniciativa do Governo da Cidade de Seul e do Seoul Design Foundation para a implantação de um fórum global de cidades para a troca de experiências sobre design e do selo “Global Design City – GDC”.

Foi uma honra receber o convite da Objeto Brasil, entidade de interesse público que promove o design brasileiro no Brasil e no exterior. Foi também uma grande experiência e oportunidade para promovermos o intercâmbio e aprendermos com a experiência de Seul, especialmente na área do design.

Há 20, 30 anos não se tinha a menor ideia do que era a Coréia, pelo menos, eu não tinha… Tinha-se no máximo notícia de que era um país dividido, resultado da Guerra Fria. Algum tempo depois, Kim Jong-Il, o ditador baixinho aloprado da Coréia do Norte, começou a virar notícia.

Já a Coreia do Sul, democracia de estilo ocidental formada depois da II Grande Guerra, aos poucos invadia o planeta com produtos de alta tecnologia. Uma TV Samsung aqui, um Hyundai ali, e todo mundo olhando com a mesma desconfiança que hoje se olha para um produto chinês.

Pois bem, o que parece ter sido uma revolução na imagem de um país, foi algo arduamente planejado e construído. Tanta inovação e tecnologia produziram nos coreanos um apreço pela forma e funcionalidade, uma valorização do design que ultrapassa produtos, percebida no planejamento urbano em obras como praças, shopping centers, sistemas de transporte, mobilidade urbana e infraestrutura.

Em relação ao design de produto o que mais chama a atenção nas ruas é a quase ausência de carros europeus ou americanos e a profusão de marcas e modelos coreanos, cada um encontrando seu “Family feeling”, destaque para Hyundai, com seu tema fluido e a KIA com seu estilo anguloso.

Seul é uma cidade incrível. Tem o tamanho de São Paulo, é mais montanhosa e tem um rio enorme e despoluído, o Rio Han, que chega a ter um quilômetro de largura. A população de Seul tem uma relação afetiva muito forte com o Han e com suas montanhas.

No evento, a anfitriã mostrou muito bem seu próprio case que, identificando a indústria criativa como estratégia de planejamento e desenvolvimento da cidade, estabeleceu um plano de metas para a valorização do design como atividade econômica relevante e a inserção do design no espaço urbano.

Já São Paulo mostrou a multiculturalidade que impulsiona sua criatividade e a relevante produção do design de produto “Made in São Paulo”. Como ações no espaço urbano, apresentou o bem sucedido projeto Cidade Limpa, que despertou curiosidade das cidades participantes. O fim da poluição visual permite que o design urbano seja mais bem percebido.

Assim como São Paulo, Seoul é uma cidade que ainda não está pronta, cheia de contrastes, com uma beleza que se revela aos poucos para os olhares mais atentos.

Assim como Tóquio, é moderna, com uma juventude com atitude, cabelos (des)coloridos, fashion victims, antenados em tudo e conectados a 3G todo o tempo.

É isso aí: Seoul é meio Sampa, meio Tóquio, 100% cosmopolita.

Carlos Scheliga
Presidente da ADP

Sobre Associação dos Designers de Produto

A Associação de Designers de Produto - ADP é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de caráter cultural e de âmbito nacional, que tem o objetivo de aproximar os profissionais, estudantes, instituições e empresas atuantes na área, com a finalidade de desenvolver, promover, divulgar, regulamentar e apoiar a atividade do design no Brasil. Fundada no dia 5 de novembro de 2002 - Dia do Design, a aDP tem o desafio de representar os designers de produto junto à sociedade e instituições para promover o design brasileiro. A ADP promove discussões, seminários, workshops, exposições, palestras, concursos e cursos complementares além de editar publicações impressas e eletrônicas para atualizar e informar o profissional de design e a sociedade.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s